segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Todo dia - David Levithan

Resumo: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Confesso que comecei a ler esse livro com desconfiança por que o foco central me lembrou muito Romeu Imortal/ Julieta Imortal, na questão de troca de corpos etc, mas que bom que me enganei. O livro de Levithan tem uma estrutura narrativa muito bem feita, gostei da premissa de que o ser de nome A não tem gênero definido, ele é só um ser que acorda todo dia em um corpo diferente seja homem ou mulher sem se preocupar qual sexo ele tem. 


Levithan mostra de um jeito doce, lindo e puro a forma de amar olhando para dentro das pessoas, sem se preocupar com sua aparência. A se ver com difícil tarefa de fazer-se ser amado pela pessoa por quem está apaixonado, mas como fazer isso se você está em corpos diferentes TODOS OS DIAS?, mesmo assim ele não desiste.
O próprio A considera-se um mistério, ele busca viver cada dia sem interferir na vida do corpo que está habitando, ele é um ser que procura viver, apenas viver da melhor forma puder, mesmo que seja em corpos diferentes. 

Levithan em algumas partes da história coloca de uma maneira poética os sentimentos de A e sua maneira de ver e viver, o autor criou diversos personagens quais A habita com cargas emocionais tão bem estruturadas quais A tem que conviver pelo dia que está no corpo delas gerando assim um imenso mistério sobre o que acontece com essas pessoas depois que A vai embora, o leitor fica questionando sobre isso junto com o personagem A. Fiquei pensando angustiada no final do livro, sobre como iria terminar, se seria algo muito fantasioso, fora da estrutura narrativa que o livro carrega desde o começo, temia detestar o fim, pois estava amando a história, mas me surpreendi com o final, apesar de triste achei o fim muito bem feito, sem exageros ou com um plot twist ridículo.
É uma leitura leve, um romance diferente e muito bom.

Livro de David Levithan.:

Você já leu? Gostou? Detestou? comenta o que achou do livro.
Bjs :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário