terça-feira, 30 de agosto de 2016

Fale! - Laurie Halse Anderson

Resultado de imagem para Fale - Laurie Halse AndersonResultado de imagem para Fale - Laurie Halse Anderson

Fale! conta a história de Melinda uma garota que tornou-se detestada por todos seus amigos após telefonar do meio de uma festa promovida por adolescentes do ensino médio de sua escola, nessa festa algo aconteceu e por isso Melinda telefonou para a polícia, porém a própria Melinda não ficou para falar o que tinha acontecido e mesmo depois de tudo e de enfrentar bullying de suas ex-amigas e de alguns alunos Melinda ainda não consegue falar, e aos poucos deixa de falar sobre qualquer coisa, deixa de dar sua opinião, pois acredita que isso não tem importância e aos poucos o simples ato de falar se torna doloroso e desnecessário para ela.


Quando comprei o livro pensei que ele iria seguir mais sobre a premissa do bullying escolar e focar nisso, porém nessa história, nos deparamos com o mundo fechado daqueles que não conseguem expressar suas dores, angustias, sofrimentos através da fala, nesse caso a Melinda ela se retrai, deixa de se expressar para suas amigas, seus professores e seus pais, pois a mesma não acredita que essas pessoas possam ajudá-la ou entender o que acontece e aconteceu com ela.
Gostei muito da narrativa em primeira pessoa, pois deu pra sentir toda angustia e medo que a Melinda sentia, a narrativa nós deixa a par do que aconteceu com ela aos poucos, e nos mostra como ocorreu o processo de isolamento da personagem, ela em muitos momentos até se surpreende ao percebe que sua mãe percebeu que ela não estava mais falando. Ele realmente deixa de conversar com as pessoas ela prefere se afastar do que falar.
Para quem não gosta de spoilers infelizmente o livro entrega o que aconteceu com Melinda muito antes do leitor começar a ler a história em si, pois nas páginas pré-textuais tem um poema que revela veladamente o que a personagem tenta esconder e não falar desde o começo da história, porém isso para mim não tirou o encanto da leitura.

Se você já leu comenta ai o que achou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário