quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A mão do macaco (W. W. Jacobs) - Quinta do Conto

Resultado de imagem para a mão do macaco
Em A Mão do Macaco,há um ar irônico voltado sobre os desejos humanos, principalmente aqueles que são falados antes de serem pensados e planejados calmamente. A historia é contada por um narrador onisciente e nos coloca a par da história da família White e uma misteriosa patinha de macaco que pode conceder ao seu portador a realização de três desejos. Após essa pata de macaco entrar na vida dessa família eles resolvem pedir uma quantia em dinheiro para quitar uma divida, fazem o pedido mais pela curiosidade de saber se realmente é verdade o poder mistico do amuleto, o antigo dono da pata de macaco falou que os desejos são realizados de forma que parecem até serem mera coincidência, portanto como o dinheiro não chega tão rápido como o esperado eles acreditam que foi apenas uma história inventada. Depois de um tempo o Sr. e Sra. White recebem uma visita informando da morte de seu único filho e que para ressarcir a família pelo sofrimento a empresa qual o filhos dos White trabalhava irá lhes dar 200 libras, que por sinal foi a mesma quantia que eles pediram a pata do macaco algum tempo atras. O corpo do filhos dos White ficou irreconhecível, pois foi esmagado. Os pais enterram o filho, porem a Sra, White não consegue se conformar e sofre demasiadamente pela perda do filho, e exige que o marido faça o segundo pedido ao amuleto e que esse pedido seja que o filho volte a vida.
Algum tempo depois a Sra. White escuta batidas do lado de fora da casa e desesperada lembra do pedido e acredita ser o filho tentando entrar em casa. Assustado o Sr. White pede para que ela não abra a porta, mas na euforia de ver o filho vivo novamente ela corre até a porta e enquanto tenta abrir o senhor White pensando no estado que o corpo do filho se encontrava em morte se desespera com a terrível imagem mental que tem sobre a figura do filho e faz um terceiro pedido a pata de macaco.  Ao abrir a porta ambos veem apena a rua deserta. 
Resultado de imagem para a mão do macaco

Esse conto é fantástico instiga o pensamento do leitor e nos faz questionar sobre o que realmente ocorreu com as personagens, encontramos algumas características  e influência aos contos de Edgar Allan Poe, como o cenário lúgubre, o tema de morte e mistério etc. Gostei bastante é um conto curtinho e prazeroso de se ler, para quem quer uma leitura rápida está ai uma maravilhosa e fantástica estória de suspense.


O próximo conto será: Pai contra Mãe - Machado de Assis

Conta ai o que você achou do conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário