terça-feira, 23 de agosto de 2016

A mão misteriosa - Agatha Chirstie

crime yorkshire escritor desaparecimento

Terminei essa semana de reler esse outro livro de Agatha Christie, nesse ela traz para desvendar o assassino misterioso Miss Jane Marple.


Resultado de imagem para a mão misteriosa agatha christieResumo: A cidadezinha de Lymstock só oferecia paz e tranquilidade, e seus habitantes aparentemente tinham tudo para serem felizes. Até que uma mão, dissimulada, começa a semear o conflito, o escândalo e, aos poucos, irrompe no terreno do crime, da atrocidade... por correspondência.
Vêm à tona então todas as reservas de desconfiança e de maledicência e a cidadezinha passa a ferver. Um assassino extremamente calculista e cruel continua à solta, tramando desgraças.
Em meio a tudo isso, só os olhos de miss Jane Marple não se deixam enganar: conseguem ver através da noite - e da névoa onde tantos vão se perdendo.

Essa história não me agradou muito, apesar de não lembra se já tinha lido, achei o desfecho um tanto previsível e teatral. O desenvolvimento da narrativa é muito lenta e as vezes chatas, o clima de mistério em algumas partes é muito bom, porém o desfecho do mesmo a descoberta do assassino não me agradou, pode funcionar para alguns, mas acredito que não foi legal para mim, por eu ter lido outros livros da autora que ela usa a mesma formula no desenvolvimento e desfecho da história.

O narrador em 1ª pessoa, só vemos e sabemos o que ele vê e descreve para  leitor, muito do que ele descreve nos leva a olhar para todos como pessoas suspeitas, toda a pista de quem é o criminoso o narrador oferece de bandeja, pelo menos no meu caso percebi logo quem poderia ser, mesmo que em alguns momentos tivesse dúvidas, esse foi fácil de descobrir.
Fiquei me perguntando quando Miss Marple iria aparecer, ela demora a surgir na história, aparece e conversa duas vezes com o Sr. Burton (o narrador) e já sabe quem é o culpado.
Indico, pois Agatha consegue prender o leitor até o fim, mesmo que tenhamos certeza de como a história terminará, esse e outros livros dessa autora é um ótimo exercício mental é uma leitura  agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário