segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Anexos- Rainbow Rowell


A história se passa no fim no ano de 1999 e inicio de 2000, tem como pano de fundo o rebuliço sobre o bug do milênio. Beth e Jennifer são duas amigas que trabalham em um jornal,  nesse jornal os donos decidem contratar alguém para monitorar os emails dos funcionários com o intuito de impedir conversas entre os funcionários que não fossem restritas ao trabalho, para isso eles instalam um programa que filtra os emails que possuem palavras suspeitas, se um email caí nesse programa uma pessoa responsável ler o email e envia uma notificação ao responsável pelo email transgressor, os emails de Beth e Jennifer vivem caindo nas garras do bendito programa, mesmo sabendo que todos estão sendo monitorados a troca de emails pessoais entre elas não param.

Uma pessoa é contratada para fazer o trabalho de ler os emails e enviar advertências aos transgressores, essa pessoa é o Linconl que ao saber o intuito de seu trabalho não gosta nada da ideia, mas como precisa do emprego, não tem como escapar do dever de ler os emails das pessoas que trabalham no mesmo lugar que ele.  Quando os emails entre Beth e Jennifer começam a cair na caixa do programa, Lincoln fica tão ligado na história das amigas que se ver envolvido completamente na vida delas, que acaba não enviando advertências para elas, com isso ele passa a conhecer sobre assuntos pessoais da vida delas  tudo através dos emails que ler, ele sabe que está errado, porém não consegue parar e procura saber como elas se parecem para poder ter uma ideia de como são as garotas dos emails divertidos e espertos. Lincoln sabe que precisa denunciar as duas, mas ele se ver muito envolvido, principalmente com Beth, ele se diverte com os emails dela e acaba se apaixonando por ela, porém Beth tem namorado e nem sabe da existência de Lincoln, e também ele enfrenta o dilema sobre o que ele diria a ela se a conhecesse, tipo "Olá, eu sou o cara que ler seus emails".
A Beth, Jennifer e Lincoln são personagens extremamente cativantes. Igualmente a Lincoln só conhecemos Beth e Jennifer através dos emails trocados entre ambas e entendemos o por que ele passa a gostar tanto de ler o que elas escrevem, como ele o leitor se ver esperando os próximos emails para saber um pouco mais sobre elas.
O Lincoln é aquele cara que saiu de casa para estudar e quando se viu sem rumo voltou a morar com a mãe e se conformou com a vida que estava levando. Acho essa personagem muito lenta e monótona, mas entendi que essa lentidão era receio de mudar e acabar sem rumo novamente. A partir das leituras dos emails de Beth e Jennifer ele passa a querer mais de sua vida e também com o incentivo da irmã que tenta fazer ele perceber que está vegetando dentro da casa da mãe, (muitas vezes achei áspera demais) mas entendi que ela quer o melhor para ele e busca ser direta e seca com ele para que ele tenha uma reação e mude de vida. 
A história é um romance muito fofo e como personagens fofos, é uma fofura só (quem ler vai entender esses "fofos" todos). Ri demais com algumas situações, porém teve e momentos em que achei o Lincoln chato, pois ele simplesmente parece está conformado com a vida que leva e parece desligado do mundo e das pessoas que considera amigos, tendo um lampejo de entusiamo apenas quando ler os emails das garotas.
A narrativa tem alguns momentos de pura doçura e divertimento o que deixa o romance bem leve. Anexos é daqueles romances  que ao final você respira e pensa "Amei! quero viver um romance assim.". O livro tá um pouco longe de ser um dos meus favoritos, mas ao fim da leitura estava com um sorriso enorme e com a sensação de que o livro cumpriu seu dever, e me agradou muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário