sábado, 16 de fevereiro de 2013

O carteiro e o poeta (Ardente paciência)


"A poesia não pertence ao poeta, mas aos que precisam dela."(O Carteiro e o Poeta)

A capa do meu era igual a essa emprestei e não me devolveram :[ .

Minha dica de hoje é de um livro( que li  quando estava na 8ª série) e um filme.

O livro é "Ardente paciência" do escritor Antonio Skármeta que inspirou o filme "O carteiro e o poeta" que a  dica de filme desse post também :) .
O livro conta a história de Mario Jiménes um jovem carteiro que vive em Isla Negra, Chile, que começa uma amizade com o único dos habitantes do lugar que recebe correspondência que é o poete Pablo Neruda, no decorrer da história Mario pede para Pablo lhe ensinar algo sobre poesia com intensão de conquistar uma garçonete chamada Beatriz, Mario pede a Neruda também que o ensine a conquistar Beatriz pois etá apaixonado por ela que suas palavras não conseguem sair de seus lábios quando se encontra com Beatriz. Mario se torna uma conexão entre o povo de Isla Negra e Neruda que vai para França como embaixador do Chile. Enquanto isso a situação política do Chile está se deteriorando com escassez de alimento, greves sindicais e violência. Neruda ganha o prêmio Nobel de literatura e retorna para Isla negra já doente, mas a morte de Neruda não põe fim a sua relação com Mario que acaba sendo preso para uma investigação pela novas autoridades militar.
Skámeta enche o romance com piadas líricas dignas do bardo chileno, com Mario e Beatriz imersos em
paixão sedutora, conseguindo assim criar uma história que mostra o delicado momento politico que o Chile estava passando e criando um romance maravilhoso e inesquecível.


Assistam o filme e leiam o livro que achei muito mais interessante que o filme. É claro os atores são magníficos e fazem com que a película (eita meu espanhol) se iguale ao livro, mas sempre acho melhor ler antes de ver, a sedução é guardada em ambos, aproveitem que já sabem um pouquinho e leiam ou assistam.

Ler é bom e eu gosto :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário