sábado, 16 de fevereiro de 2013

A dama das camélias e La traviata


"A dama das camélias" obra de Alexandre Dumas Filho, é considerado um clássico da dramaturgia mundial. O romance migrou para o teatro, para ópera e para o cinema, e hoje resolvi falar do livro e da ópera que foi inspirada na história.



A obra é autobiográfica, e conta os encontros e desencontros de um amor impossível vivido por Dumas Filho ( filho ilegitimo  de Alexandre Dumas). "A dama das camélias" ficou num meio termo entre drama romântico apresentado na comédia francesa para elite, e os melodramas apresentados para a massa nos teatros boulevards.
A tradicional  "A Dama das camélias" conta a história de uma elegante cortesã francesa em meados do século XIX, que encanta Paris com sua beleza, suas artimanhas no amor e no sexo, sua vida luxuosa, mantida por ricos progenitores da emergente burguesia urbana.  "A Dama das camélias" e Armand vivem uma grande paixão impossível  pela segregação social da sociedade burguesa classista. o pai de Armand trama a separação e convence a  "A Dama das camélias" que aquela relação é uma ruína para a família e para o futuro do filho. A Dama comove-se. Num ato de nobreza incomum, renuncia a Armand e, resignada com seu infortúnio, fica reconhecida,  pela sociedade, como a cortesã mais honesta, humana e guardiã da falsa moral burguesa.

Link para baixar:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000008.pdf

"A dama das camélias" inspirou uma ópera famosa La traviata (em português significa " A mulher caída") é uma ópera de quatro cenas, de Giusepe Verdi, estreou em março de 1835 em Veneza.


Ambas obras são lindas aproveitem a dica e leiam e escutem a maravilhosa ópera de Verdi :D !

Nenhum comentário:

Postar um comentário