terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A garota dos delírios


Rebeca Bloom e seus delírios de consumo, realmente é uma garota cheia de imaginação e com uma vida financeira repleta de problemas, mesmo trabalhando em uma revista na qual faz artigos sobre problemas financeiros Becky não consegue resolver os seus problemas com dinheiro, vive individada e com o gerente do seu banco no encalço para que ela pague suas dividas. Becky tem um talento nato para compras é uma compradora compulsiva o que a faz entrar ainda mais nas dividas, o que é mais engraçado e interessante na história de Rebeca é que ela além de compradora compulsiva é uma sonhadora compulsiva, inventadora de desculpas compulsiva, enrolona compulsiva etc. Becky tem uma mania incrivel de citar todas as peças de roupa e acessórios que ela usa e algumas vezes cita os das pessoas a sua volta, isso por que para ela é de uma importância vital saber o que se esta usando, adora roupas de marca, conhece todas, tem um talento enorme para fazer compras e escapar de suas dividas que vão se acumulando, porém ao invés de arranjar uma forma de pagar se organizando financeiramente ela delira com possíveis milagres para suas dívidas serem pagas sem nenhum esforço.

" Quer saber do meu sonho secreto? Ele se baseia numa história que li uma vez no jornal a respeito de uma confusão ocorrida num banco. Gostei tanto que recortei e fixei na porta do meu armário. Duas contas de cartão de crédito foram enviadas para pessoas erradas e imagine só as duas pagaram a conta errada sem perceber. Elas pagaram as contas uma da outra sem nem mesmo examiná-las.

Desde que li aquela história, tenho um sonho secreto: que o mesmo acontecerá comigo. Alguma velhinha caduca em Cornwall vai receber minha conta colossal e pagar sem nem mesmo olhar para ela. E eu receberei sua conta de três latas de comida de gato, a 59 centavos cada uma. Que, naturalmente, pagarei sem questionar. Justiça é justiça, afinal. "

Becky tenta diminuir seus gasto para poder economizar e pagar as dividas dos cartões e do banco, mas sempre arranja um desculpa para justificar a compra de alguma coisa que ela nem sequer gosta ou irá utilizar, em uma dessas suas tentativas resolve fazer um programinha barato segundo ela que era ir ao museu por que a entrada seria gratuita, mas ela se engana e tem que pagar a entrada e na hora acaba comprando entrada para um temporada de exposição do museu coisa que ela nem gosta, e nesse passeio tem a ideia de pedir para os administradores do museu colocarem preços nas peças exposta, pois segundo ela chamaria mais atenção de quem fosse visitar o museu e não seria tão maçante, no museu ela fica tão entediada que só pensa em fazer compras até que encontra uma loja e vai comprar com a desculpa de fazer as compras de natal para justificar seu deslize, compras de natal em março. Sem soluções imediatas para sair do vermelho ela procura novos empregos para poder pagar suas contas, mas não dá muito certo.

Becky só percebe que tem algo errado com ela quando ela resolve se deixar levar pelo viíio e vai fazer compras é quando perceber que a sensação boa que sentia toda vez que comprava algo não está mais funcionando e muito ao contrário está deixando-a deprimida.

"Toda vez que acrescento alguma coisa à minha pilha, sinto um pequeno arrepio de prazer, como no momento de soltar fogos. E, por um instante, tudo está bem. Mas depois, aos poucos, a luz e os brilhos desaparecem e fica só a escuridão fria novamente. E então eu procuro alucinadamente em volta por alguma coisa mais."

Ela imagina mil maneiras de conseguir pagar suas dividas: ganhar na loteria, o banco esquecer suas dividas, casar com um milionário etc. E assim faz planos para tudo e se esquece do principal pagar as contas, sem depender de sonhos impossíveis. Becky não dá muito valor ao seu trabalho de jornalista financeira e não se importa muito com o que as pessoas pensam dela até que aos poucos no meio de toda confusão de sua vida ela percebe que está magoando pessoas que gostam dela e só muda de atitude quando ver que sua displicencia prejudicou pessoas queridas.


Os delírios de consumo de Becky Bloom não é apenas um romance, o romance acontece no finalzinho do livro, é sim um livro sobre uma consumidora compulsiva e endividada, sever como alerta para quem está indo por esse caminho, muito do que Becky passa na história tem pessoas que passam na vida real, exemplos disso é não querer falar com o cara do cartão de créditos, as faturas se acumulando, querer jogar fora as cartas do banco etc.

Como em um romance Becky se dar bem, mas até quando? Ela não deixou a compulsividade por compras de lado, só diminuiu, apenas por que ela passou por maus bocados. É um livro engraçado e que passa a lição de que se você não tem dinheiro para pagar não compre ou acabará como a Rebeca que delirava em pagar suas dividas e conseguir dinheiro para comprar mais.

2 comentários:

  1. Wаy cool! Some very vаlid рoіnts!
    I aρpreсіate you penning this pοst аnd thе rеst of the webѕіte is alsо гeаlly gооd.
    Niklas
    My website: Niklas

    ResponderExcluir