terça-feira, 28 de junho de 2016

The Great Debaters (O Grande Desafio)


Apesar de o filme já ter alguns anos, só o vi há poucos dias devido a uma atividade da faculdade, naturalmente eu possivelmente nem o teria visto, já que nunca havia recebido nenhuma indicação nem me deparei com alguma crítica positiva, talvez tenha feito muito sucesso na época mas acabou me passando despercebido, tendo em vista que há nove anos atrás eu só via o que passava na TV. Pois bem, assisti o filme e o achei muito interessante, não é o primeiro com a temática de preconceito racial e apesar de também ser um daqueles filmes com uma mensagem bonita no final de motivação e volta por cima, não o vejo como uma utopia que muitos retratam sobre o fato de que "não exista mais discriminação", pelo contrário, ele mostra que não se deve baixar a cabeça mesmo diante de tanta indiferença em relação a uma coisa que infelizmente ainda nos assombra. 


O grande desafio (do original The Great Debaters) é um filme dirigido por Denzel Washington com roteiro de Robert Eisele, sendo baseado na história de vida de Melvin B. Tolson, este o qual é interpretado por Denzel Washington, que além de dirigir, também atua no filme como o professor de uma universidade voltada para negros no Texas, local onde se concentrava altos índices de preconceito contra os negros por volta dos anos 30.
A história é focada em um grupo de debates formado pelo mencionado professor universitário, que tem como meta encorajar seus alunos a participarem de diversos debates com a finalidade de propagarem opiniões a respeito das injustiças que enfrentam entre os mais variados eixos temáticos apresentados nos eventos. O grupo, formado por Henry Lowe (Nate Parker), Samantha Booke (Jurnee Smollett), James Farmer Jr. (Denzel Whitaker) e Hamilton Burgess (Jermaine William), escolhidos rigorosamente por Tolson, que além de ser negro também é comunista (vertente também não muito aceita na época). O grupo começa a participar de vários eventos já com a inovação de possuir uma mulher entre os componentes e participa inicialmente de embates entre outras universidades destinadas aos negros, sendo os vencedores sucessivamente, até finalmente receber o tão esperado convite para debater na universidade de Havard.
A obra cinematográfica traz a tona diversos assuntos polêmicos como já se deve notar, além dos temas já mencionados, como o preconceito racial (tema central do filme), participação feminina em ocasiões de interesse público e o menosprezo contra determinadas linhas políticas, o filme também apresenta a realidade do negro perante a sociedade da época quando demonstravam opiniões contrárias ou resistência as condições de opressão, das quais se resumiam a linchamentos, maus tratos e humilhação e também aborda temáticas como o fato de os negros não poderem frequentar os mesmos ambientes que os brancos, muito menos as mesmas universidades, tema de um dos debates mais aguardados.
Com o intuito de mudar o quadro da época e expor suas opiniões, os membros da equipe de debates utilizam-se de suas valentias de dizer o que pensam sem medo da censura, pois a questão em que se dão mais importância é o poder das palavras e acreditam que, com isso, a justiça possa ser conquistada, até porque “lei injusta não é uma lei para todos” (citação do jovem Farmer Jr., inspirado em Santo Agostinho).


Dentre todos os filmes que já assisti com a mesma temática, este é um dos que mais me chama atenção pela sua inovação ao utilizar um discurso autêntico e por apresentar diversas temáticas dentro do preconceito racial, de modo que nos faz refletir sobre tais temas com a certeza de que devemos progredir a cada dia na luta contra este tipo de preconceito pois, mesmo com algumas mudanças e conquistas, o mesmo ainda é constantemente enfrentado pelos negros de todo o mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário