domingo, 12 de junho de 2016

Como eu era antes de você - Jojo Moyers (Chorando até ficar sem cílios)



Os livros de Jojo Moyers deveriam vir com um aviso na capa dizendo que você vai sofrer, chorar, ficar de luto e que sua vida vai perder o sentido até você encontrar um livro que substitua a dor pela alegria de conseguir ler sem tanto sofrimento. Não estou dizendo que sofrer com seus personagens não seja bom, é sim bom, mas apenas um pouquinho, porém a Jojo me fez sofrer mais do que seria possível sofre por pessoas que só estão no papel.


É difícil para mim falar, escrever ou gesticular sobre esse livro mais vou tentar. Eu fiquei de luto por meses, não estou de brincadeira, passei meses sem ler nada depois que li Como eu era antes de você e li ele em 2013 e só consegui escrever sobre agora. Digo que fique de luto por que passei pelas fases do luto a negação( me negava a aceitar o fim do livro do jeito que a autora escreveu), raiva (tive raiva de Will, de Lou e de Jojo Moyers, por ter me feito sofrer), barganha (nem sei o que pensei em oferecer a Jojo para ela mudar o fim da história, mas com certeza barganhei, e prometi não ler mais nenhum livro dela, promessa inútil), depressão ( me deprimi muito fiquei muito tempo desgostosa de ler outro livro, uns 3 meses sem leitura) e aceitei (aceitei que não tinha mais volta e que a autora faz o que quiser com seus personagens, e por aceitar voltei a ler livros de autoria dela).


Como eu era antes de você conta a história de Lou Clark (ou Clark como Will a chama) uma mulher sem ambições que perde o emprego gostava e se ver a procura de outro e nessa procura torna-se cuidadora (mesmo não sabendo ser cuidadora) de um tetraplégico (que vai mastigar seu coração e cuspir sem dó nem piedade) Will Traynor. Will era tudo que Lou não é, enquanto Lou é a garota recatada (apesar das roupas extravagantes) sonhadora, sem ambições, humilde e conformada com sua vida simples e sem graça, Will era o empresário bem sucedido, ambicioso, aventureiro e com uma vida cheia de novas possibilidades que se ver preso em uma cadeira de rodas podendo mexer apenas a cabeça e um pouco da mão direita. Nessa condição Will toma a decisão de ir a uma clinica que fornece (promove, faz. Não sei bem se é assim) a eutanásia e marca o dia e a hora de sua morte, os pais de Will resolve como último recurso contratar uma cuidadora (mulher) para iluminar os dias de Will e fazer com que ele desista da ideia da eutanásia. Lou acaba sendo a luz na vida de Will que depois do acidente se torna um homem rabugento e mal-humorado, ambos se apaixonam e a história acaba. (sei que devem se pergunta, então por que o sofrimento todo? adivinhem?, mesmo assim é triste o amor deles).
O livro se tornou filme, a estréia é esse mês (se já não foi), os atores escolhidos para viver a Lou e o Will foram Emilia Clarcke Sam Caflin. Sei que vou sofrer novamente com a história traduzida em filme. Espero que não desistam de ler Como eu era antes de você, só para não chorarem um pouquinho, é uma história linda, cheia de bondade, amor e aprendizado, amei Will e Lou são personagens que nunca esquecerei, estão entre os meus favoritos e  as vezes quando me perguntam que livro recomendo Como eu era antes de você sempre está na lista, portanto leiam não apenas ele (todos os livros da Jojo Moyers são maravilhosos), assistam o filme e se emocionem com ambos, pois chorar as vezes é bom e faz bem para o coração.

  

Ah! a capa do livro e a diagramação é linda :)  

Trailer do filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário