sábado, 23 de março de 2013

A sombra do vento

Comecei a ler o livro de Carlos Ruiz Zafón em ebook e não encontrava tempo para prosseguir com a leitura já tinha passado mais de duas semanas sem ter tempo de lê-lo, então deixei para de lado, no meu primeiro dia de estágio qual fico maior parte em uma biblioteca ( o que para mim é um sonho realizado) encontrei o livro de Zafón A sombra do vento e não pensei duas vezes, peguei e retornei a minha leitura. A sombra do vento me chamou e eu atendi o seu chamado ele queria ser lido e eu queria lê-lo já fazia algum tempo, nos encontramos e cumprimos nosso dever e aqui deixo para os leitores do nosso blog minhas impressões sombre A sombra do vento de Carlos Ruiz Zafón, o livro que conquistou meu coração e se tornou o meu livro favorito por diversos e simples motivos.


"Numa ocasião ouvi um cliente habitual comentar na livraria do meu pai que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até ao seu coração. Aquelas primeiras imagens, o eco dessas palavras que julgamos ter deixado para trás, acompanham-nos toda a vida e esculpem um palácio na nossa memória ao qual, mais tarde ou mais cedo - não importa quantos livros leiamos, quantos mundos descubramos, tudo quanto aprendamos ou esqueçamos-, vamos regressar. Para mim aquelas páginas enfeitiçadas serão sempre as que encontrei entre os corredores do Cemitério dos livros esquecidos."


A Sombra do Vento

Carlos Ruiz Zafón


A sombra do vento me conquistou no primeiro momento só pelo título, eu fiquei imaginando como assim A sombra do vento, vento não tem sombra! a partir daí minha curiosidade foi atiçada de uma simples brasa a uma fogueira que aos poucos foi tomando conta de mim e quando me deparei com o livro na biblioteca que trabalho não deu mais para fugir, como o Daniel Sempere eu fui atraída pelo livro e aqui estou em estado apaixonado por uma história que aos poucos se tornou minha preferida entre tantas outras que já li.

“Os acasos são as cicatrizes do destino”

A Sombra do Vento

Carlos Ruiz Zafón


O que tem demais nesse livro você pode se perguntar, ele é uma declaração de amor para aqueles que gostam de ler, tem romance,mistério, aventura, suspense, ficção e sobretudo amor pelos livros o que me deixou mais apegada A sombra do vento. Os personagens são cativantes e intensos, muitas das vezes que queria ser o Daniel Sempere para poder ir ao "Cemitério dos livros esquecidos" quando bem entendesse e também andar por Barcelona conhecendo os lugares mais misteriosos e lindos que Daniel passou, queria ter sido ele só para morar em cima de um sebo e conhecer um monte de livros raros, Daniel tem isso tudo e ainda mais quando ele descobre no Cemitério dos livros esquecidos um livro chamado "A sombra do vento" de um autor de nome Julián Carax cujo ninguém tem muito conhecimento e o que realmente sabe-se com certeza é que alguém  procura os livros dele compra e os queima sem explicação nenhuma, Daniel sabendo disso procura desvendar o mistério que envolve Julián Carax e acaba se envolvendo em mistérios que unem sua vida com a de Carax ao ponto dele e seus amigos correrem perigo de vida por causa do livro e do seu autor. Vemos Daniel crescer envolto nesse mistério e mesmo quando ele e nós achamos que tudo foi esquecido aparece algo novo a ser desvendado e lá vai Daniel para mais uma aventura e confusão.
O enredo me conquistou principalmente por falar de amor aos livros e amizade verdadeira, a escrita na maior parte em primeira pessoa nos dar mais intensidade aos acontecimentos que envolvem o mistério de Julián Carax e seus livros, os detalhes e a ambientação nos leva a viver em Barcelona  na década na época da Guerra Civil  Espanhola e depois a II Guerra mundial, com palavras bem escolhidas Zafón conquista o leitor, nos conduz a momentos de euforia, alegria, tristeza, medo e curiosidade ele nos laça e nos enrola aos personagens encantando-nos quando mistura os elementos históricos magicamente e propositalmente para fazer com que nos surpreender e se apaixonar pela "A sombra do vento" como os personagens são. Sou agora muito suspeita para indicar esse livro já que vocês sabem que estou encantada e apaixonada por ele, mas se querem ficar assim também recomendo que leiam e se quiserem depois vir aqui e tenho certeza confirma as minhas palavras sintam-se a vontade não iram se arrepender, deixo para vocês a sinopse que peca, pois é pouco quando olhada na sombra do vento.


"Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."

A Sombra do Vento
Carlos Ruiz Zafón

"Existem pessoas de quem nos lembramos, e outras com quem sonhamos."
A Sombra do Vento
Carlos Ruiz Zafón

Sinopse - A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.


Um comentário:

  1. Já ouvi tanto sobre esse livro, mas não sabia que se passava também depois da II guerra mundial, isso me faz me interessar mais ainda. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir