quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Bela Adormecida na geladeira (Primo Levi) - Quinta do Conto

Resultado de imagem para A Bela Adormecida na geladeira - Primo LeviÉ uma peça cujo cenário é Berlim no ano de 2115. Em uma reunião de amigos, a dona de casa Lotte é a personagem que informa ao leitor o que está acontecendo, essa personagem não está feliz pelo que irá acontecer, ela se mostra entendiada. A reunião é um acontecimento especial para todos pois marca o aniversário de Patricia (19 de dezembro)que é um evento habitual para família. O evento trata-se do descongelamento de Patricia que em 1975 ela foi escolhida para hibernar pelo Comitê Científico presidido por Hugo Thorl avô do dono da casa, motivo que levou ao evento ser uma herança familiar.
Peter Thorl atual proprietário de Patricia se mostra um sujeito entusiasmado pelo evento aos poucos o leitor percebe que ele nutre uma paixão por Patricia.
Os convidados chegam para o evento e a narrativa se desenvolve durante a noite e inicio da manhã na qual Patricia é descongelada convive com os seus espectadores e resolve deixa sua escravidão congelante.
O conto é magnífico, de fácil leitura e surpreendente. Tem como tema a ciência e o ser humano como objeto.
Os próximos contos serão de terror, pois entraremos em outubro mês do Halloween, então só irei postar os contos no dia da análise. 






sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Sem enfeite nenhum (Adélia Prado) - Quinta do Conto

Conto escrito no ano de 1979, narrado em primeira pessoa pela menina que conta que a mãe era muito devota e que considerava o estudo a coisa mais inteligente do mundo, a mãe que não gostava de nenhum enfeite, pois parecia lhe perturbar e considerava coisas sem importâncias e quando ganhava qualquer presente teimava em colocar defeitos por conta dos enfeites.
A narradora da história revela ao leitor através de uma narrativa simples e com falas coloquiais de fácil  compreensão e prazerosa de se ler é um conto bem curtinho que revela o desapego pelas coisas luxuosas e a devoção pela simplicidade. Em alguns livros esse texto é marcado como crônica em outros como conto. Poe isso resolvi postar sobre ele.


Resultado de imagem para Sem enfeite nenhum adelia prado livro

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O Rapa-carniça (Robert Louis Stevenson) - Quinta do Conto

O trabalho dele era apenas pegar o corpo, pagar por ele, e adicioná-lo ao estoque para que os alunos de medicina da instituição pudessem praticar as teorias aplicadas em seu curso. Seu trabalho era esse. Simples. Até receber o corpo de uma jovem que, até o dia anterior, estivera com ótima saúde  De onde vem estes corpos afinal? E qual é o preço a ser pago ao descobrir esta resposta?
Resultado de imagem para O rappa-carniça Robert Louis Stevenson

O conto narra a história de Fettes, um beberrão, história da época que ele foi um estudante de medicina e seu trabalho de ajudar a preparar e encontrar os corpos para serem utilizados durante as aulas, trabalho que não era nada correto.
Nesse trabalho pessoas conhecidas de Fettes tornaram-se instrumentos de estudos dos futuros médicos, Fettes a principio desconfiava de que os defuntos que iam parar na instituição foram assassinados, e que não era condescendência eles estarem irem parar lá. 
Um certo dia um senhor de nome Gray conhecido a pouco por Fettes, mas conhecido de Macfarlane (outro futuro médico do instituto que também providenciava corpos para os estudos) surge e parece saber como os corpos são providenciados, esse conhecimento de Gray o deixa em apuros e ele se torna a um dos corpos que vai parar no instituto de medicina, Fettes após o ocorrido com Gray (quem acabara de conhecer) fica transtornado em preparar o corpo para que seja utilizado na aula, mas guarda segredo. Tempo depois Fettes e Macfarlane são incumbidos de providenciar outro corpo e dessa vez é de uma mulher recém falecida, ao irem pegar o corpo no cemitério no caminho comedidos de terror abrem o saco em que se encontrar a defunta e se deparam com algo diferente. 
Toda história é narrada por um amigo de Fettes que fica sabendo pelo mesmo do que acorreu com Fettes e por que seu espanto ao se encontrar com Mcfarlane, já médico formado, anos depois.
É um conto de suspense, não me surpreendi com o fim, já previa o que iria acontecer desde a metade da leitura, porém é um conto bom e rápido de ler.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Momento nostalgia: As Guerreiras Mágicas de Rayearth

rayearth01

Um anime da década de 90 (baseado no mangá de mesmo nome) que conta a história de três garotas que são transportadas para o o reino mágico de Rephir, chegando nessa terra estranha elas descobrem que foram chamadas pela princesa Esmeralda que foi presa pelo feiticeiro Zagard e que por causa disso Zephir está se deteriorando e sendo invadido por forças malignas. Lucy, Marine e Anne são a única esperança de liberdade da princesa Esmeralda e consequentemente de que Zephir seja salvo e volte a ser um mundo lindo e pacifico. Para combater os inimigos elas recebem luvas mágicas que lhes dão poder e cada uma passa a dominar um elemento da natureza: água, fogo e ar, tornando-se guerreiras.

Resultado de imagem para as guerreiras magicas de rayearth resumo

Elas são guiadas por Mokona um bichinho que possue uma joia vermelha mágica na cabeça que lhe concede poderes e ajuda as garotas quando necessário.
O anime está entre os melhores da década de 90, gostava muito da premissa do anime e as personagens são inesquecíveis, está ai uma dica de anime bom. No youtube tem alguns episódios.

Resultado de imagem para as guerreiras magicas de rayearth resumo






quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pai contra Mãe (Machado de Assis) - Quinta do Conto

O conto é narrado em 3ª pessoa, nesse conto Machado nos relata a história de um caçador de escravos fugitivos e mostra ao leitor como a escravidão podia ser cruel, relatando de uma maneira realista e impressionante, sendo esse tema o foco da história.
Resultado de imagem para pai contra mãe machado de assisÉ um texto irônico, que utiliza relatos históricos sobre a escravidão, descrevendo as barbaridades que os escravos sofriam. Candinho a personagem principal é um homem que não se prende em nenhum trabalho, o único que consegue e que parece gostar é ser um caçador de escravos fugitivos, ao casar ele e sua esposa são pressionados pela tia da Clara (esposa) a não term filhos até que Candinho tenha um trabalho melhor, porém Clara engravida e a tia perturba ainda mais o casal aconselhando que eles deem o bebê assim que nascer, pois acredita que passaram fome, mas Candinho afirma que nunca deixará isso acontecer, porém começam a surgir vários caçadores de escravos na região e o serviço fica escasso, Candinho e a família começam a sentir a falta do dinheiro e com a tia pressionando sobre a adoção do bebê. Quando o bebê nasce não resta outra solução a não ser coloca-lo na roda para adoção, quando Candinho vai levar o garoto para o local de despacho de bebês indesejados ele ver uma escrava fugitiva que o preço pela sua captura é muito bom e vai tirar a família do aperto, então ele resolve ir atras da escrava e consegue resolver seu problema, porém os acontecimentos que permeiam a história de Candinho e a brutalidade que é mostrada na história é bastante intensa. Candinho é uma personagem que parece não ter remorsos, Clara é uma personagem sem força de vontade e sua tia uma mulher amarga. Esse é um conto repleto da realidade cruel e amarga do Brasil escravagista.

Próximo conto: O rapa-carniça - Robert Louis Stevenson

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Outlander: A libélula no âmbar (Diana Gabaldon) Diário de Leitura - Parte III


COM SPOILERS

Semana passada resolvi não fazer a postagem dos sábados sobre o Diário de Leitura, pois pretendia terminar a leitura toda e só consegui terminar no domingo, portanto vamos para as considerações finais do segundo livro da saga Outlander.

Como antes mencionado algumas personagens históricas foram introduzidas na narrativa, personagens que tiveram grande importância na história da França. Inglaterra e Escócia. Nossas personagens principais se encontram com Charles Stuart (Prince Bonnie) que vive exilado e sem apoio de seu primo Louis e os banqueiros que se recusavam a ajudá-lo com a causa jacobita. Enquanto Jaime ajuda Charles Stuart com seus planos ao mesmo tempo tenta barrar a causa jacobita de se erguer e em meio as tramas Claire e Jaime  encontram o antigo inimigo Jack Randall que todos pensavam está morto aparece em na corte parisiense para ajudar o irmão Alex Randall.

Resultado de imagem para Outlander Claire e Louis

Claire se depara com o destino de Frank nas mãos de Jaime, quando Jaime chama Jack Randall para um duelo, ato proibido na França,  Claire faz de tudo para que o duelo não ocorra. pois ela acredita que se Jack morrer Frank não chegará a nascer, pois Frank é descendente direto de Jack, porém o duelo ocorre Jack é gravemente ferido e Jaime preso na Bastilha. Claire perde a criança que esperava e após sua recuperação resolve ir pedir ao rei Louis pela liberdade do marido, no encontro com o rei ela tem que provar seus dons de Dama Branca (mentira que Jaime criou sobre Claire). 

Resultado de imagem para Outlander Claire e Louis  

Jaime e Claire são convidados a ir embora da França o rei francês consegue que Jaime seja perdoado e o casal retorna para Lallybroch, mas a calma não dura, pois o príncipe Charles Stuart consegue seguir em frente com o levante, o nome de Jaime é posto na lista dos seguidores de Charles (mesmo sem Jaime querer), com isso Jaime e Claire se veem novamente em meio ao massacre eminente dos escoceses e da cultura escocesa.

Resultado de imagem para lallybroch

O dia da batalha de Culloden chega, Claire percebe que não pode mudar a história e tenta outras maneiras de parar o avanço das tropas de Charles Stuart, porém todas as tentativas falham e apenas resta salvar as pessoas que puderem antes do final. 
Jaime leva Claire para Craigh na dun para que ela retorne para o tempo a que ela pertence e possa se salvar e salvar a criança que espera. O livro termina com Claire contando a história para Roger wakefield e tentando provar a Brianna que está falando a verdade sobre o ocorrido em 1945. 
A história de Gabaldon não deixa pontas soltas, as personagens são bem amarradas ao enredo, tanto as personagens fictícias quanto as verdadeiras que foram inseridas na narrativa para dar mais força a história de Gabaldon. A narrativa é bastante intensa detalhista, muito bem feita, as personagens bem realista, um livro que é difícil de esquecer e com personagens impossíveis de não se apegar.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A mão do macaco (W. W. Jacobs) - Quinta do Conto

Resultado de imagem para a mão do macaco
Em A Mão do Macaco,há um ar irônico voltado sobre os desejos humanos, principalmente aqueles que são falados antes de serem pensados e planejados calmamente. A historia é contada por um narrador onisciente e nos coloca a par da história da família White e uma misteriosa patinha de macaco que pode conceder ao seu portador a realização de três desejos. Após essa pata de macaco entrar na vida dessa família eles resolvem pedir uma quantia em dinheiro para quitar uma divida, fazem o pedido mais pela curiosidade de saber se realmente é verdade o poder mistico do amuleto, o antigo dono da pata de macaco falou que os desejos são realizados de forma que parecem até serem mera coincidência, portanto como o dinheiro não chega tão rápido como o esperado eles acreditam que foi apenas uma história inventada. Depois de um tempo o Sr. e Sra. White recebem uma visita informando da morte de seu único filho e que para ressarcir a família pelo sofrimento a empresa qual o filhos dos White trabalhava irá lhes dar 200 libras, que por sinal foi a mesma quantia que eles pediram a pata do macaco algum tempo atras. O corpo do filhos dos White ficou irreconhecível, pois foi esmagado. Os pais enterram o filho, porem a Sra, White não consegue se conformar e sofre demasiadamente pela perda do filho, e exige que o marido faça o segundo pedido ao amuleto e que esse pedido seja que o filho volte a vida.
Algum tempo depois a Sra. White escuta batidas do lado de fora da casa e desesperada lembra do pedido e acredita ser o filho tentando entrar em casa. Assustado o Sr. White pede para que ela não abra a porta, mas na euforia de ver o filho vivo novamente ela corre até a porta e enquanto tenta abrir o senhor White pensando no estado que o corpo do filho se encontrava em morte se desespera com a terrível imagem mental que tem sobre a figura do filho e faz um terceiro pedido a pata de macaco.  Ao abrir a porta ambos veem apena a rua deserta. 
Resultado de imagem para a mão do macaco

Esse conto é fantástico instiga o pensamento do leitor e nos faz questionar sobre o que realmente ocorreu com as personagens, encontramos algumas características  e influência aos contos de Edgar Allan Poe, como o cenário lúgubre, o tema de morte e mistério etc. Gostei bastante é um conto curtinho e prazeroso de se ler, para quem quer uma leitura rápida está ai uma maravilhosa e fantástica estória de suspense.


O próximo conto será: Pai contra Mãe - Machado de Assis

Conta ai o que você achou do conto.