domingo, 20 de setembro de 2015

Thirteen Reasons Why - Jay Asher

"Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade."


"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play►."

Thirteen Reasons Why em português Os 13 porquês, não é um livro sobre a forma correta de escrever a palavra porquê, mas uma história que nos leva para a vida e morte de Hanna Baker, uma garota que se suicidou e que deixou para 13 pessoas, registrado em fitas cassetes o porquê do envolvimento delas na sua morte. Nas fitas, Hanna explica para cada ouvinte que treze motivos a levaram a cometer suicídio e que cada um deles precisa ouvir todas as fitas e descobrir qual foi sua contribuição.
A história nos leva a conhecer o co-narrador Clay Jensen, um garoto que recebe, como todas as outras pessoas antes dele, as 13 fitas gravadas por Hanna. Acompanhamos Clay na sua agonia para descobrir qual fita pertence a ele e o motivo dele esta envolvido. Durante a narrativas de Hanna, enquanto Clay escuta as fitas, ele nos leva a conhecer os lugares quais Hanna frequentou e ver as pessoas que também fazem parte das razões e são julgados por Hanna como culpados pelo  sua morte.

“Uma pessimista? Uma otimista? Nenhuma das alternativas. Uma idiota.”


O leitor como Clay é levado a curiosidade de descobrir cada motivo e seus envolvidos, nós não temos  as fitas, porém a cada página há um novo cenário, uma nova razão e um novo culpado que nos envolve com a narrativa e prende a atenção do leitor a vida torturante, triste e depressiva de Hanna. Muitos das razões que Hanna nos apresenta achei fútil e pequena, mas me coloquei no lugar dela em muitas das situações, senti a dor da personagem, seu medo, suas dúvidas e dor, me perguntei muitas vezes durante a leitura se ela poderia está viva, mas é bem claro desde o inicio que ela está morta. Clay sofre por estar nas fitas, sofre por Hanna e pelas pessoas envolvidas. 
Faz bastante tempo que li e não quero dar spoilers, e algumas coisas nem lembro, mas é uma leitura que me marcou, e as pequenas coisas que as pessoas presentes nas fitas de Hanna fizeram elas podem até parecerem sem valor e importância para quem pratica, porém para quem sofre o bullying como Hanna sofreu essas coisas são gigantes, tão gigantes que chegam a esmagar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário