sábado, 16 de fevereiro de 2013

Suzana e o mundo do dinheiro


Encontrei o livro Suzana e o mundo do dinheiro numa banca de livros na faculdade onde estudo, antes de poder chegar perto o bastante para ver o título eu fui atraída pela capa (eu e essa minha velha mania de sempre). A capa é amarela com uma esfera (obviamente o mundo) com vários elementos ao redor, imagens bem grotescas e rabiscadas, uma capa bem infantil, que chama a atenção mesmo, e como eu gosto muito de livros infanto-juvenis, fui conferir o conteúdo do livro. Abaixo segue a foto dessa capa que me atraiu tanto.




O que aconteceu depois foi que me decepcionei (isso mesmo, julgando o livro pela capa). Na minha concepção, o livro não cumpriu a proposta que aparentava ser. Ao ler a sinopse no verso e nas "orelhas" do livro e até mesmo no título, eu já percebi que se tratava de economia, só que dentro do cotidiano da personagem principal. Neste quesito o livro seguiu essa ideia, mas sinceramente esperava algo como OMundo de Sofia, que relata a respeito da filosofia mas não deixou de inserir aquela magia proveniente do mundo infantil, fazendo com que a leitura não se tornasse chata para crianças. Mas o que vi foram apenas conversas, correspondências e um cotidiano nada extraordinário da menina. Enfim o livro aparenta ser bem mais infantil do que ele é, apesar de ter um linguagem fácil. 
Entendo que a intensão do autor Wim Dierckxsens (que tem até uma certa popularidade no ambiente econômico) era exclusivamente levar esse "mundo do dinheiro" até as crianças para que compreendessem melhor como o mundo funciona e lançar uma proposta final sobre como mudar esse mundo provido de tanto capitalismo e cheio dos seus marxismos, e incentivando-as a preservar o planeta, mas achei que ele deveria ter procurado meios que predessem mais a atenção das crianças, além de um monte de diálogos a respeito do assunto. Mas tirando este fato, considerei o livro como uma boa opção de obter conhecimento, pois aborda uma visão geral sobre a economia e como ela acontece, como funcionam as empresas e o que é preciso para progredir nos comércios, passando por todo um contexto histórico.
Enfim, vejo o livro como um bom meio de conhecimento, mas pouco provido de entretenimento. Talvez minha sede pela magia infantil tenha atrapalhado no decorrer da leitura do livro, mas eu o recomendo como uma leitura que faça você abrir o olho para o mundo como ele está, com tanta quantidade e pouca qualidade para que possa fazê-los refletir a respeito do rumo em que estamos seguindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário