quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A causa secreta (Machado de Assis) - Quinta do Conto


Como foi dito semana passada o conto comentado dessa quinta seria "A causa secreta" de Machado de Assis, nesse conto ele aborda vários temas como: amizade, crueldade, violência, ciência etc, porém o que toma destaque nesse conto é a crueldade.
O conto é narrado em 3ª pessoa, narrado onisciente, com traços fortes do movimento realista retratando a vida, seus problemas, a ciência, exposição do comportamento humano e amor. Machado nos traz três personagens: Um estudante de medicina Garcia, Fortunado e Maria Luísa (esposa de Fortunato), essas personagens estão na trama central do conto, Fortunato e Garcia se encontram algumas vezes e trocam poucas palavras, porém em um desses encontros Fortunado diz ter se casado e convida Garcia para um jantar e nesse jantar eles torna-se sócios abrindo uma casa de saúde. 
Garcia se apaixona por Maria Luísa, mas esse amor é guardado, pois ele respeita a amizade com Fortunato. Ao longo do conto o lado sádico de Fortunato é mostrado aos poucos e relatado por Maria Luísa que diz que o marido passou a abrir animais em casa para estuda a anatomia. A crueldade e sadismo é mostrada diretamente ao leitor quando a narrativa se volta para Garcia presenciando Fortunado torturar até a morte um rato, pelo simples fato que o rato roeu um papel que segundo Fortunado era muito importante (tortura bem detalhada no conto), Garcia percebe o prazer que o amigo tem  em torturar o animal. Onde entra Maria Luísa? (Paro com o resumo por aqui por causa de Spoilers, mas o conto é curtinho e muito bom, dá pra ler em 20 minutos).
Garcia percebe que o amigo não é uma pessoa normal e que sente prazer com a dor do próximo. o desfecho do conto mostra essa característica do caráter de Fortunado ao sentir prazer com a dor do próprio amigo.


Ao ler esse conto fiquei me perguntado qual o intuito do título, ao fim  percebi que a causa secreta (minha opinião) era a vontade de Fortunado de alimentar seu lado sádico  tornando-se sócio de um médico e podendo assim utilizar dos instrumentos que este poderia ter para praticar seus atos sádicos, ou até mesmo poder praticar suas crueldades sem ser julgado, pois ele poderia justificar que estava desenvolvendo um estudo sobre anatomia e fisiologia, o que no texto fica quase explicito. 


Gostei muito do conto, indico para quem está procurando leituras curtas e interessantes.

Para que quiser ler o conto está AQUI

O próximo conto é  As ruínas circulares - Jorge Luís Borges ( É só clicar no nome do conto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário