segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Outlander: A libélula no âmbar (Diana Gabaldon) Diário de Leitura - Parte III


COM SPOILERS

Semana passada resolvi não fazer a postagem dos sábados sobre o Diário de Leitura, pois pretendia terminar a leitura toda e só consegui terminar no domingo, portanto vamos para as considerações finais do segundo livro da saga Outlander.

Como antes mencionado algumas personagens históricas foram introduzidas na narrativa, personagens que tiveram grande importância na história da França. Inglaterra e Escócia. Nossas personagens principais se encontram com Charles Stuart (Prince Bonnie) que vive exilado e sem apoio de seu primo Louis e os banqueiros que se recusavam a ajudá-lo com a causa jacobita. Enquanto Jaime ajuda Charles Stuart com seus planos ao mesmo tempo tenta barrar a causa jacobita de se erguer e em meio as tramas Claire e Jaime  encontram o antigo inimigo Jack Randall que todos pensavam está morto aparece em na corte parisiense para ajudar o irmão Alex Randall.

Resultado de imagem para Outlander Claire e Louis

Claire se depara com o destino de Frank nas mãos de Jaime, quando Jaime chama Jack Randall para um duelo, ato proibido na França,  Claire faz de tudo para que o duelo não ocorra. pois ela acredita que se Jack morrer Frank não chegará a nascer, pois Frank é descendente direto de Jack, porém o duelo ocorre Jack é gravemente ferido e Jaime preso na Bastilha. Claire perde a criança que esperava e após sua recuperação resolve ir pedir ao rei Louis pela liberdade do marido, no encontro com o rei ela tem que provar seus dons de Dama Branca (mentira que Jaime criou sobre Claire). 

Resultado de imagem para Outlander Claire e Louis  

Jaime e Claire são convidados a ir embora da França o rei francês consegue que Jaime seja perdoado e o casal retorna para Lallybroch, mas a calma não dura, pois o príncipe Charles Stuart consegue seguir em frente com o levante, o nome de Jaime é posto na lista dos seguidores de Charles (mesmo sem Jaime querer), com isso Jaime e Claire se veem novamente em meio ao massacre eminente dos escoceses e da cultura escocesa.

Resultado de imagem para lallybroch

O dia da batalha de Culloden chega, Claire percebe que não pode mudar a história e tenta outras maneiras de parar o avanço das tropas de Charles Stuart, porém todas as tentativas falham e apenas resta salvar as pessoas que puderem antes do final. 
Jaime leva Claire para Craigh na dun para que ela retorne para o tempo a que ela pertence e possa se salvar e salvar a criança que espera. O livro termina com Claire contando a história para Roger wakefield e tentando provar a Brianna que está falando a verdade sobre o ocorrido em 1945. 
A história de Gabaldon não deixa pontas soltas, as personagens são bem amarradas ao enredo, tanto as personagens fictícias quanto as verdadeiras que foram inseridas na narrativa para dar mais força a história de Gabaldon. A narrativa é bastante intensa detalhista, muito bem feita, as personagens bem realista, um livro que é difícil de esquecer e com personagens impossíveis de não se apegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário