quinta-feira, 21 de julho de 2016

Apocalipse Z: Os dias escuros - Manel Loureiro


Há alguns anos ganhei o livro Apocalipse Z: O principio do fim (Manel Loureiro), antes já havia lido em PDF e li novamente quando ganhei o livro físico, gostei muito da forma de escrita do Manel com capítulos curtos e novelescos (terminam no clímax, para instigar o leitor a seguir em frente com a leitura do próximo capítulo), o autor monta uma história cheia de personagens cativantes e misteriosos, com muita ação do começo ao fim (fiz uma resenha aqui), tenho um amor pelas personagens o Advogado, o Lúculo e o Viktor. Vamos ao que interessa o segundo livro demorei muito para ler até por que não queria ler em PDF, então quando pude enfim comprar no início desse ano coloquei na lista das minhas leituras.
 

 No segundo livro da trilogia Apocalipse Z, o Advogado (que ainda não sabemos o nome), Viktor e Lúculo estão em companhia de duas mulheres a formosa Lúcia e a religiosa Irmã Cecília, depois de escaparem do hospital as personagens conseguem consertar o helicóptero de Viktor e colocam em prática com o plano de chegarem as ilhas Canárias, pois acreditam que as ilhas estão fora do alcancem do mal que assolou todo o "mundo". Eles conseguem chegar a uma das ilhas Canárias e, mais uma vez, quase morrem nessa empreitada. Ao chegar em uma das ilhas encontram refugiados e nativos, porém as ilhas estão enfrentando uma guerra civil e passando por escassez de comida e combustível o que gera revolta e rebeliões.  O advogado e Viktor se veem obrigados a voltar para o continente, especificamente a Madri, que se encontra infestada de não mortos (zumbis) para pegar em umas das últimas áreas seguras medicamentos que serão de ajuda para as pessoas das Canárias, forçadamente Viktor e o Advogado são "convidados" a se unir ao grupo que irá até Madri.  


Enquanto isso Lucia, irmã Cecília e Lúculo ficam em Tenerife (uma das ilhas), enfrentam poucas e boas até a volta de Viktor e do Advogado. (estou tentando não dar spoilers, porém é difícil, então paro por aqui com o resumo). 


Quem se acostumou com a narrativa do advogado no primeiro livro, aquela narrativa de diário, vai estranhar um pouco alguns capítulos que o narrador não é ele (o advogado). Detestei o capítulo 7, achei desnecessária e mal feita a narrativa desse capítulo, não ficou bom e não funcionou para mim, claro que o autor quis incrementar a história, porém esse capítulo foi um erro horrendo.
Lúculo que para mim é o galã da história, e será um único a sobreviver no fim das contas, tem seus momentos legais de aparição (acredito que esse gato é incrivelmente dotado de uma inteligência superior aos humanos). 
Para quem leu  o primeiro livro e viu o Advogado se safar de situações de arrepiar os cabelos e que seriam quase impossíveis de sobreviver, nesse segundo livros nos deparamos com um Advogado muito tapado e que não morre por que é a personagem principal da história, mas ele comete muitos erros, erros quais quase matam ele e o Viktor, as gafes são tão estúpidas que nem parece que é a mesma personagem do primeiro livro. O humor seco e sarcástico do Advogado continua o mesmo,  o que mantém o ritmo de leitura agradável em algumas partes.


Achei a narrativa morna nesse segundo livro, perdeu aquela emoção do primeiro, cujo a narrativa era basicamente centrada na escrita do Advogado, porém mesmo com esses erros a história  e as personagens ainda prende o leitor, talvez tenha achado a narrativa morna por esperar ansiosamente por esse livro, espero que o terceiro me surpreenda mais que esse.
Gostei do enredo de fundo que o autor utilizou, ou seja, a guerra civil que se estende pelas ilhas que ainda resistem a invasão dos não mortos, além da falta de recursos, colocar a ideia de sobreviventes brigando entre si por serem de lados diferentes tanto politicamente quando territorialmente deixa a narrativa mais viva e prepara o leitor para momentos em que essa guerra vai definir o futuro das personagens. Nesse livro percebemos que a maior ameaça são os vivos e não os que estão "não mortos", pois os não mortos querem apenas comer e os vivos querem obter poder não importando com nada nem ninguém e fazem de tudo para conseguir seus objetivos. Nesse segundo livro temos muito disso que é um ponto positivo, mas para quem assiste The walking dead, já está bem cansado de ver essa nota ser tocada na série, porém nesse livro ela é tocada de maneira mais detalhada, alguns acontecimentos surpreendem. 

O livro é gratificante, leiam e deixem comentários. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário